A importância do atendimento humanizado em laboratórios

A importância do atendimento humanizado em laboratórios

O atendimento humanizado é a preocupação em manter a qualidade do serviço a partir do cuidado com o outro. Na área da saúde, o atendimento humanizado se faz ainda mais importante, pois assegura o bem-estar do paciente ou cliente. Para que isso aconteça, o processo deve oferecer procedimentos que resolvam as necessidades e anseios do público.

 

Verifique quais são os três pilares do atendimento humanizado:

 

1. Ética: a ética profissional é imprescindível em qualquer área. No âmbito da saúde, a ética em relação à segurança e bem-estar físico/emocional dos pacientes é uma questão fundamental para o atendimento humanizado;

2. Atenção: mais valiosa que a atenção ao coletivo, é a atenção individualizada. Compreender as inseguranças e problemas de cada paciente, com paciência constante e interesse genuíno, é o que destaca positivamente o atendimento comum do atendimento humanizado;

3. Empatia: praticar a empatia nunca é demais. Apesar das situações serem corriqueiras e normais para o corpo clínico de um hospital, os pacientes e familiares não estão acostumados a determinados procedimentos. Por isso, demonstrar empatia durante um momento sensível é de extrema importância para o atendimento humanizado.

A partir do conhecimento e aplicação dos três pilares, é necessário que a equipe reconheça os tópicos essenciais para a excelência do atendimento aos pacientes. Confira quais são eles:

• Estrutura: o treinamento das equipes é o primeiro passo para o atendimento humanizado, porém, a infraestrutura deve ser adequada para receber os pacientes no ambiente. Recepções com cadeiras confortáveis, janelas, espaço suficiente para movimentação e limpeza constante é crucial para que o paciente se sinta seguro e acolhido no local;

• Respeito: andando de mãos dadas com a empatia, o respeito às diferenças exige que a equipe esteja preparada para receber pessoas de diferentes crenças, opiniões, etnias e particularidades físicas. Além disso, a intimidade do paciente deve ser levada em consideração, pois cada pessoa possui sua própria noção de pudor;

• Contato: pouco adianta possuir um corpo clínico extremamente preparado para receber pessoas, mas sem canais de atendimento suficiente para que os pacientes entrem em contato. Disponibilizar canais telefônicos e online facilita o alcance, aproxima o paciente e engaja cada vez mais pessoas para a clínica ou hospital. Além disso, oferecer opções de comunicação é uma forma simplificada de garantir conforto ao paciente, para que ele escolha o canal que prefere, de acordo com sua preferência ou limitação;

• Espera: vista como um dos maiores problemas de hospitais, clínicas e laboratórios, o tempo de espera deve ser reduzido para que a empresa se destaque de forma positiva. Mesmo sendo um desafio, o atendimento humanizado também se apoia na redução do aguardo pelo atendimento, já que o paciente geralmente está com dores e inseguranças em relação à sua saúde.

Apesar de parecer trabalhoso, o atendimento humanizado é o que mais diferencia a instituição das outras no mercado: naturalmente, o cliente ou paciente vai preferir os serviços de lugares onde ele se sinta seguro, confortável e acolhido. Entre em contato pelo WhatsApp ou ligue para conhecer os serviços oferecidos para o seu laboratório!

Fonte: Equipe de Comunicação