Afinal, por que alguns exames precisam ser realizados pela manhã?

Afinal, por que alguns exames precisam ser realizados pela manhã?

Para determinados exames é fundamental comparecer durante as primeiras horas da manhã ao laboratório para realizar a coleta. Há diversos mitos e verdades que rondam esse tema, então vamos aqui esclarecer alguns dos pontos principais.

Essa exigência se deve ao fato de que algumas substâncias como o ferro, o cortisol e o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), responsável pela produção de cortisol (por sua vez responsável pela regulação de glucose) estão presentes em maior quantidade durante a manhã.

Para jejuns muito longos, de oito ou doze horas, não existe uma obrigatoriedade quanto ao horário a serem realizados. Entretanto, é interessante que o tempo de jejum e as horas de sono coincidam para que não haja risco de uma indisposição por parte do paciente.

Para exames que requerem um jejum mais curto, como os de quatro horas, por exemplo, não há essa obrigatoriedade e podem ser tranquilamente realizados durante a tarde, sempre que a quantidade de horas for respeitada.

A prática do jejum tem por muitos anos permanecido como requisito primordial para a realização de certos exames. Isso está profundamente relacionado à forma como nosso organismo reage aos alimentos e a demora que ele tem para processar determinadas substâncias.

 

Todos os exames de sangue precisam de jejum?

 

Nem todos. Hoje a medicina laboratorial vem avançando significativamente quanto ao passado, e temos então uma pequena quantidade de exames que obrigatoriamente necessitam de jejum por parte do paciente.

Entre esses que ainda o requerem estão os exames de glicemia (níveis de açúcar no sangue) e de perfil lipídico, que mede o colesterol e os triglicerídeos. Para esse último, há ainda discussões sobre a obrigatoriedade desse jejum.

Entretanto, se o seu exame for específico para coleta de determinadas informações sobre seu perfil lipídico, é possível que haja essa necessidade. É sempre recomendado seguir as orientações de jejum solicitadas pelo médico em cada caso.

No exame de glicemia é imprescindível que o paciente esteja em jejum. Após a alimentação a dosagem de açúcar no sangue fica muito alta, o que não faria jus a proporção real de glicose no organismo do paciente.

Então por que a maioria dos exames são realizados pela manhã? Como normalmente são agendados vários exames para serem realizados juntos, entre eles o da glicemia, temos a maioria dos exames solicitados pedindo que se faça o jejum anteriormente.

Dessa forma, para facilitar a rotina do paciente e não comprometer largos períodos do dia, as coletas costumam ser realizadas no período da manhã.

 

Como se preparar para um exame?

 

Não permaneça em jejum por mais horas do que o recomendado. Além de poder influenciar erroneamente o resultado do seu exame, isso pode afetar seu bem-estar e disposição.

Siga corretamente todas as orientações dadas pelo laboratório. Uma boa noite de sono faz toda a diferença, assim como uma alimentação leve e balanceada no dia anterior. Alguns exames pedem que não se faça exercício físico nas 24 horas que antecedem a realização.

Também há recomendações de evitar substâncias como cigarro e bebidas alcoólicas nesse período. Entretanto, cada paciente e cada exame apresentam suas particularidades, e a orientação médica é sempre indispensável.

Se você se interessou por nossos serviços, entre em contato conosco por WhatsApp ou nos ligue!

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade