Alergia, Sensibilidade e Intolerancia: Quais as diferenças?

Alergia, Sensibilidade e Intolerancia: Quais as diferenças?

Você provavelmente já ouviu falar sobre esses 3 conceitos, os quais aparentemente parecem ser a mesma coisa. Mas são diferentes e você vai entender o porquê neste artigo:

 

Alergia

 

A alergia é uma resposta que organismo dá para proteínas que ele desconhece. Para melhor explicar, quando ingerimos alguma proteína e nosso corpo a rejeita, a resposta para isso é uma reação inflamatória do sistema imunológico.

Algumas respostas que podem ocorrer são também popularmente conhecidas como reações alérgicas, e o corpo as expressa através do sistema respiratório, com falta de ar e tosse, por exemplo.

Existem dois exames para detectar a alergia:

 

RAST

: É um exame de sangue laboratorial, o qual indicará se existem anticorpos os quais causem alergia.

 

 

Teste Cutâneo

: O resultado deste exame sai em 20 minutos e é realizado apenas na parte superficial da pele. Para esse teste são necessários os alergenios das substâncias que possivelmente estão causando a alergia.

 

Choque Anafilático

 

Em alguns casos mais graves, a reação pode ser tão forte ao ponto de ocasionar um choque anafilático. Este tipo de resposta do sistema, ocorre de forma súbita, quando o corpo recebe a picada de um inseto, ou o simples contato com uma substância, dependendo da sensibilidade do organismo.

Quando ocorre um choque anafilático, é necessário o socorro imediato e encaminhamento ao pronto socorro, para que os devidos cuidados sejam tomados, a fim de evitar consequências mais graves, como a morte por asfixia.

 

Intolerância

 

A principal diferença entre alergia e intolerância é que esta não está necessariamente ligada ao sistema imunológico. A intolerância está relacionada a falta de produção de enzimas que ajudam na digestão de determinado alimento.

No caso de intolerância a lactose, por exemplo, o organismo não produz a lactase (enzima necessária para digerir a lactose no organismo). Para isso, existem medicamentos que, se ingeridos antes das refeições, evitam os sintomas da intolerância, mas precisam da recomendação de um médico.

Ao contrário das alergias, os sintomas da intolerância não são necessariamente imediatos, mas podem causar desconforto abdominal, gases, diarreia, entre outros.

 

Sensibilidade

 

A sensibilidade possui sintomas parecidos com os da alergia e da intolerância, porém de uma maneira mais branda.

Neste sentido, as reações podem demorar mais para se manifestarem e geralmente atacam o trato intestinal e gástrico, causando desconfortos abdominais, gases, indigestão, dores de cabeça, inchaço e erupção.

 

Prevenção e Como Tratar

 

Vimos que os 3 tipos são parecidos e as vezes difíceis de distinguir, por isso a importância de consultar um médico, caso surja algum dos sintomas, para que o diagnóstico correto seja dado por alguém da área.

Além disso, problemas como estresse, intoxicação alimentar, cansaço ou até mesmo ansiedade, podem ter sintomas muito parecidos, dificultando mais ainda o pré-diagnóstico.

Um falso diagnóstico pode acarretar a piora dessas disfunções ou, ainda, a privação desnecessária de alguns alimentos.

O profissional da saúde avaliará o paciente, seu histórico dietético e investigará os tipos de reações, por meio dos exames que considerar mais adequado ao caso.

Para quem já foi diagnosticado com algum dos distúrbios acima, é sempre válido se precaver, observando os rótulos dos alimentos, além de manter as pessoas ao redor avisadas, principalmente no caso das crianças.

O conteúdo foi útil? Esperamos que sim. E para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a gente pelo WhatsApp ou faça uma ligação.

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade