Check up médico: Quais exames devo fazer?

Check up médico: Quais exames devo fazer?

Que a saúde é nosso bem mais valioso, ninguém discute. Para mantê-la, muita gente cultiva hábitos considerados saudáveis, como boa alimentação, rotina de exercícios físicos e consultas médicas periódicas. A partir de certa idade, muitos começam também a realizar checkups preventivos, ou seja, uma avaliação geral do estado de saúde por meio de exames.

A idade certa para começar a realizar checkups depende de uma série de fatores, principalmente do histórico de saúde pessoal e familiar do paciente. De qualquer maneira, é uma decisão importante para quem pretende ter uma vida mais longa e saudável, já que boa parte das doenças, principalmente as crônicas, piora com o tempo e quanto mais cedo detectadas, maiores as probabilidades de êxito dos tratamentos.

Mas quais os exames geralmente solicitados pelos médicos na ocasião de um checkup? Apesar de variar um pouco, de acordo com o histórico de cada paciente, há alguns que não podem ficar de fora.

 

Para todos

 

Entre os exames essenciais para homens e mulheres estão:

Hemograma: é um exame de sangue completo, por meio do qual se pode detectar problemas como anemias, infecções, alergias, problemas de coagulação e até alguns tipos de câncer

Glicemia em jejum: indicado para detectar os níveis de açúcar no sangue, identificando a pré-diabetes ou a diabetes.

Colesterol e triglicerídeos: exame realizado com o objetivo de medir os níveis de gordura no sangue, os quais, quando fora das faixas aceitáveis, podem significar risco aumentado de bloqueio das artérias e, consequentemente, de infarto.

TGO (AST) e TGP (ALT): esse exame identifica o nível dessas enzimas, as quais são importantes indicadores do bom ou mau funcionamento do fígado e de outras condições potencialmente perigosas.

Cardíacos: eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico devem ser incluídos na rotina de exames, já que podem ser importantes para o diagnóstico precoce de problemas cardíacos.

TSH e T4 Livre: identifica o nível desses hormônios no sangue. É importante para detectar o hipotireoidismo e hipertireoidismo

Ácido Úrico: valores alterados de ácido úrico no sangue podem ser indicadores de hipertensão e doença cardíaca ou fator de risco para diversas outras doenças.

Exame de Urina: pode indicar infecções urinárias e problemas no funcionamento dos rins.

 

Mulheres

 

Além dos exames para ambos os sexos, mulheres devem ainda realizar o Papanicolau, que consiste na coleta de células do colo do útero para estudos. Esse exame cumpre um papel importantíssimo na prevenção e detecção precoce do câncer.

A depender do histórico pessoal e familiar da mulher, a mamografia, exame feito principalmente para prevenir o câncer de mama, também pode ser solicitado em um checkup.

 

Homens

 

Para os homens, é importante também checar a condição da próstata, órgão comumente afetado pelo câncer e outras doenças.

Para isso, os exames a realizar são o PSA, que indica os níveis desse hormônio no sangue, já que alterações podem indicar problemas no órgão; e o exame de toque retal, para investigar a presença de inchaços ou nódulos no órgão.

 

Indicações

 

É importante mencionar que a frequência da realização de checkups dependerá da indicação do médico.

Geralmente, pessoas saudáveis podem realizar a rotina de exames a cada dois anos. Para pessoas com histórico familiar ou fatores de risco de doenças graves, recomenda-se o checkup anual. Já pessoas com alguma doença crônica, essa frequência costuma diminuir para seis meses.

Quer agendar seu checkup? Entre em contato conosco.

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade