Coleta domiciliar: entenda como ela funciona e suas vantagens

Coleta domiciliar: entenda como ela funciona e suas vantagens

Com a quarentena imposta pelo Coronavírus, a coleta domiciliar de exames, serviço realizado pelo laboratório, passou a ser mais demandada pelos clientes.

Nesse tipo de serviço, em vez de os clientes irem até ao laboratório fazerem as coletas de material para os exames, uma equipe especializada vai até a casa do cliente fazer a coleta em domicílio.

No início, a coleta domiciliar era utilizada por idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, mas, atualmente, esse serviço vem ganhando espaço, graças a sua praticidade.

 

Como funciona?

 

Para que a equipe do laboratório vá até ao domicílio fazer a coleta, é preciso antes fazer um agendamento.

Durante a fase de agendamento da visita, serão conferidos detalhes como:

- Qual o plano de saúde do cliente;

- Quais exames serão realizados;

- Qual o melhor horário;

- Em qual endereço a coleta deverá ser realizada.

É importante lembrar que, apesar da coleta ser feita em casa, os cuidados e preparações devem ser os mesmos que os tomados durante uma coleta tradicional de material.

Por exemplo, o período de jejum exigido antes da realização de algum exame.

Nem todos os tipos de exames podem ser feitos por meio da coleta domiciliar, já que as ferramentas necessárias não podem ser transportadas.

Os exames que corriqueiramente podem ser feitos por meio desse novo modelo de coleta são:

- Sangue;

- Urina;

- Fezes;

- Alguns tipos de coleta biológica.

O processo de coleta do material segue o mesmo padrão daquele utilizado dentro do laboratório.

A equipe que faz a coleta domiciliar é especializada e leva todos os acessórios necessário para recolher o material. Além disso, todos as normas de higiene e segurança são seguidas.

 

Vantagens

 

Como já foi dito, a coleta domiciliar traz mais praticidade para os clientes, entretanto, essa não é sua única vantagem.

 

Privacidade

 

Uma das vantagens da coleta domiciliar é a privacidade conferida por esse novo modelo. A discrição é essencial para alguns clientes que não querem divulgar os tipos de exames que vão realizar e por quais motivos.

 

Conforto

 

Com a coleta domiciliar, o cliente se sente mais confortável, já que está familiarizado com o ambiente onde o material do exame será recolhido.

Com isso, pode-se evitar problemas com estresse e com a ansiedade, principalmente quando o processo envolve a coleta de material de uma criança pequena.

Elas se sentem mais seguras em um ambiente que reconhecem, o que facilita a coleta e não causa danos a criança.

 

Economia de tempo

 

Esse tipo de coleta de exame é realizado com hora marcada. Com isso, o cliente pode encaixar a visita da equipe laboratorial no momento mais conveniente para ele.

Além disso, o cliente economiza tempo, pois não precisa se deslocar até o laboratório, pegar senha e aguardar pela sua vez na sala de espera.

A coleta domiciliar é perfeita para aqueles que tem um dia corrido e com a agenda cheia.

 

Atendimento personalizado

 

Cada coleta domiciliar é planejada para atender as necessidades específicas de cada cliente. Sendo assim, um serviço exclusivo.

Entre em contato pelo WhatsApp ou ligue para marcar sua coleta domiciliar.

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade