Como evitar a ansiedade antes de um exame laboratorial?

Como evitar a ansiedade antes de um exame laboratorial?

A realização de exames laboratoriais pode aumentar nossos níveis de estresse e ansiedade. O medo durante o processo de coleta e também de encarar os resultados, faz com que o corpo de altere.

No entanto, essas alterações podem prejudicar o resultado dos exames laboratoriais, fazendo com que a resposta não seja clara e o paciente seja submetido a uma nova série de testes para descobrir com precisão os problemas de saúde.

Se você costuma sofrer por ansiedade, principalmente antes de um exame laboratorial, veja como é possível evitar que isso interfira nos seus resultados.

 

Como evitar a ansiedade antes de um exame laboratorial?

 

A ansiedade pode causar um desequilíbrio no organismo, principalmente no que diz respeito ao acidobásico. Isso quer dizer que seu corpo pode produzir mais glicose, elevando o nível de açúcar no sangue, mesmo que não seja tão adepto ao consumo.

Com essa alteração, um exame de sangue acaba ficando inconclusivo, apresentando taxas mais altas de algo que já está efetivamente controlado, podendo fazer com que o médico prescreva tratamentos desnecessários ou ainda peça a realização do exame novamente.

Para que isso não ocorra, é importante que se evite as crises de ansiedade antes do momento da coleta. O uso de medicamentos antes de um exame não é indicado, a menos que o mesmo seja extremamente necessário.

Isso significa que as técnicas precisam ser feitas com recursos mais naturais, ou seja, você deve buscar a calma através de livros, músicas ou meditação.

Neste caso, procurar se manter calmo antes e durante o procedimento é essencial. Caso você não se sinta em segurança de realizar o exame laboratorial sozinho, peça a companhia de alguém com quem possa conversar e se distrair.

É importante que a conversa seja sobre assuntos leves, que façam com que você se distraia da situação atual e possa esquecer o cenário laboratorial.

Peça para que a pessoa também te acompanhe até a sala do exame, e caso ela não possa entrar, ao menos permaneça na porta para passar segurança.

No entanto, caso você não tenha ou não possa ter este suporte, o ideal é levar um livro ou ouvir músicas mais calmas durante a espera para realizar o exame. Lembre-se que a equipe do laboratório é composta por profissionais que querem te ajudar.

Dessa maneira, é possível também conversar com quem irá gerenciar a realização do seu exame, fale sobre o livro que está lendo ou de como anda o clima atualmente, estabeleça uma fonte de segurança entre você e o profissional em questão.

Caso não seja possível uma conversa, tente focar em pensamentos ou lembranças que te agradam, ou te deixam mais calmo e procure não encarar diretamente o procedimento médico que estará sendo realizado.

Outra dica que pode ser valiosa para evitar a ansiedade antes de um exame laboratorial é se concentrar em um ponto fixo alheio ao trabalho do laboratório, isso fará com que você também se distraia e não perceba a realização.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue (65) 3641-2333  para saber mais a respeito dos exames oferecidos pelo laboratório e invista na sua qualidade de vida.

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade