Como funciona o exame de sangue oculto nas fezes?

Como funciona o exame de sangue oculto nas fezes?

Exame de sangue oculto nas fezes é um teste laboratorial que ajuda a identificar a presença de sangramento no intestino grosso. É muito utilizado pelos médicos para auxiliar no diagnóstico de úlceras, colite e câncer.

Como o próprio nome indica, o exame de sangue oculto nas fezes é uma análise, cujo objetivo é identificar a presença de sangue.

Através dele, é possível reconhecer processos inflamatórios, sem que seja necessário a realização de exames mais invasivos, como a colonoscopia.

Métodos utilizados permitem que até mesmo uma ínfima quantidade de sangue, invisível a olho nu, possa ser encontrada na amostra coletada.

Atualmente, existem duas formas mais comuns de se fazer o exame de sangue oculto nas fezes. Uma delas é através de reagentes químicos e a outra usa anticorpos contra a hemoglobina humana.

No primeiro tipo de exame, a amostra coletada é misturada com um tipo de reagente químico específico.

Caso na amostra tenha sangue, o ingrediente químico irá reagir com a hemoglobina, ou seja, proteína do sangue, e irá deixar a amostra azulada. Esse tipo de teste pode identificar a quantidade mínima de 10 ml de sangue.

Já no segundo modelo de exame de sangue oculto nas fezes, as amostras são colocadas em contato com anticorpos contra a hemoglobina. Os anticorpos vão indicar a presença ou não de sangue.

Esse tipo de exame é mais moderno e mais sensível. Sendo assim, consegue identificar a quantidade mínima de 1 ml de sangue dentro da amostra.

O exame de sangue oculto nas fezes pode apresentar dois resultados: negativo e positivo.

- Negativo, indica que não foi encontrada a presença de sangue na amostra coletada pelo paciente;

- Positivo, mostra que foi encontrada certa quantidade de sangue na amostra coletada. A partir desse resultado, o médico irá pedir exames adicionais e complementares. Para, assim, identificar a causa e origem do sangramento e iniciar o tratamento adequado.

 

Preparação para o exame

 

Para que o exame possa ser feito corretamente e para diminuir as chances de um falso positivo, o paciente precisa tomar alguns cuidados.

A preparação para a realização do exame de sangue oculto nas fezes começa a ser feita 3 dias antes da coleta do material para a realização do teste.

Durante esse período, o paciente precisa evitar alguns tipos de alimentos e remédios, já que podem interferir no resultado final do exame.

Evitar ingerir os seguintes alimentos:

- Amendoim;

- Azeitona;

- Beterraba;

- Brócolis;

- Couve-flor;

- Ervilha;

- Espinafre;

- Feijão;

- Grão-de-bico;

- Lentilha;

- Maçã;

- Milho;

- Rabanete.

Evitar o uso de medicamentos que possam causar irritação no estômago. Isso porque, geram sangramentos que poderiam levar a um falso positivo. Exemplos desses remédios são:

- Anti-inflamatórios;

- Aspirinas;

- Suplementos de vitamina C e ferro.

Além disso, é recomendado às mulheres esperar 3 dias após o final do ciclo menstrual para realizar esse exame.

Também não é recomendado que pessoas com sangramentos no nariz e na gengiva façam o exame de sangue oculto nas fezes. Pois o sangue pode ter sido engolido pela pessoa e apareceria na amostra coletada.

O Laboratório Inac realiza exames de sangue oculto nas fezes. MARQUE seu exame através do WHATSAPP ou ligue para gente (65) 3641-2333.

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade