Coronavírus: quais os principais sintomas e por que a quarentena é importante?

Coronavírus: quais os principais sintomas e por que a quarentena é importante?

O coronavírus é o assunto que tem dominado os noticiários, as redes sociais e as nossas conversas com os amigos e familiares desde fevereiro. A doença, que já atinge todos os estados brasileiros e mais de 180 países, preocupa pela sua forma rápida de contágio, por isso as autoridades da saúde orientam o isolamento social e a prevenção com medidas de higiene.

Neste artigo, vamos mostrar quais os principais sintomas e porque a quarentena é tão importante no combate a esse vírus.

Covid-19 é a nomenclatura utilizada para caracterizar o novo coronavírus, doença que tem por característica o acometimento do sistema respiratório, e que teve seu primeiro caso registrado na China.

Em 31 de dezembro de 2019, uma explosão de casos de pneumonia na província de Wuhan acendeu o alerta das autoridades para o que, posteriormente, veio a se tornar uma pandemia.

O estado de pandemia é declarado quando uma doença está presente em muitas partes do planeta simultaneamente, ou seja, o contágio é muito veloz, e por isso a Organização Mundial da Saúde e as lideranças de diversos países apontam o isolamento social como uma das formas mais eficazes de interromper o processo de proliferação do vírus.

 

Principais sintomas do coronavírus

 

Como dissemos no segundo parágrafo, a Covid-19 tem como característica o acometimento do sistema respiratório. Portanto, os sinais mais claros da doença são problemas relacionados a esse conjunto de órgãos.

Veja os principais sintomas que a maioria dos infectados pelo coronavírus apresentou:

- Tosse;

- Dor de garganta;

- Falta de ar;

- Coriza;

- Febre.

Apesar de parecerem sintomas de uma gripe comum, a Covid-19 tem um agravamento muito maior do sistema respiratório, já que a falta de ar é um dos grandes alertas que pode diferenciar o coronavírus da influenza.

É importante ressaltar que estes são os sintomas que a maioria dos infectados apresentou, pois já existem casos confirmados de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, porém não apresentaram sinal da doença.

E é aqui que se mostra com clareza a importância da quarentena.

 

Por que a quarentena é importante?

 

De maneira geral, a fase de incubação do novo coronavírus é de 2 a 14 dias. Imagine que uma pessoa está infectada, porém assintomática, e sai de casa no período considerado de quarentena.

Ela pode transmitir o vírus a partir da fala, da tosse ou do espirro, e contribuir para a proliferação ainda maior dessa doença.

Sabemos que algumas pessoas precisam sair de casa para trabalhar ou outras necessidades, como ir ao mercado e à farmácia. Elas devem redobrar a atenção, pois está comprovado que o vírus permanece vivo por algumas horas e até mesmo dias em determinadas superfícies, mostrando que podemos estar expostos à doença mesmo sem entrarmos em contato direto com outra pessoa.

Respeitar a quarentena é essencial para interromper o ciclo de proliferação do vírus, para evitar o nosso contágio e de, mesmo sem saber, contaminarmos outras pessoas. O isolamento social é desagradável, mas é a maneira mais eficaz para que o novo coronavírus não altere nossa rotina em longo prazo.

Acesse o site do Laboratório Inac, entre em contato conosco pelo WhatsApp (65) 99244-721 ou ligue (65) 3641-2333.

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade