Exames de rotina: quais são os principais?

Exames de rotina: quais são os principais?

Você já se perguntou quais são os principais exames de rotina? Afinal, os check-ups médicos com uma certa frequência são fundamentais em garantir a saúde. Mesmo que você não apresente nenhum sintoma, é interessante fazer estes exames pelo menos uma vez ao ano, de modo a garantir que tudo está bem.

Antes de mais nada, o recomendado é que você converse com o seu médico ou clínico geral, de modo a determinar a frequência ideal. Esta pode ser maior ou menor, dependendo de características como idade e fatores de risco.

Então, como os exames são essenciais para a saúde de qualquer pessoa, continue lendo o post e conheça os principais exames de rotina e por que fazê-los.

 

Quais são os principais exames de rotina?

 

 

1. Hemograma

 

Hemograma completo é um dos exames de rotina mais comuns e mais solicitados pelos médicos.

Através dele, é medido o quadro geral do paciente, permitindo analisar o paciente através da sua contagem de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. A partir da variação destes 3 tipos de célula, é possível ter uma noção inicial de diversos problemas.

 

2. Dosagem de hormônios

 

Mais um exame de sangue, a dosagem de hormônios da tireoide é uma ação preventiva, que também ajuda a diagnosticar os primeiros sinais de algo errado com o corpo. Ou seja, quando os hormônios apresentam alteração, é possível detectar doenças.

É um exame que pode ser recomendado para todos os pacientes, mas é especialmente importante para as mulheres. Afinal, alterações nos hormônios podem afetar o ciclo menstrual.

 

3. Glicoses e gorduras

 

Fechando os exames sanguíneos, os testes de colesterol e glicemia ajudam a medir o perfil lipídico, ou seja, a quantidade e o perfil de gorduras e de açúcar no sangue.

É um dos exames mais comuns, pois ajuda a reconhecer problemas como a diabetes, hipertensão e outros dos problemas mais comuns no mundo moderno.

 

4. Exame de urina

 

O exame de urina mais comum, e mais pedidos em exames de rotina é o EAS (Elementos Anormais e Sedimentos). É um exame que avalia o estado do organismo, detectando a presença de elementos indesejados na urina.

Como o nome indica, também é importante para ajudar na detecção de problemas renais, como pedras nos rins. É comum também ser pedido a urocultura, contudo esta é mais focada na detecção de infecções urinárias.

 

5. Alguns exames específicos, mas que também podem ser pedidos

 

Enquanto estes exames são os mais comuns, existem outras opções que podem ser pedidas se o médico achar válido. Alguns dos principais são:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Exame de fezes: ajuda a reconhecer a presença de organismos estranhos, como parasitas, larvas, ovos e outros;
  • TGO e TGP: exames cruciais para o fígado. Através deles, é possível perceber certas disfunções, como a hepatite;
  • Ácido úrico: um alto teor desta substância, pode indicar doenças como gota, hipertensão e outros;
  • Sorologia: ajuda a detectar a presença de anticorpos específicos a certas doenças, como hepatites e diversas outras;
  • PSA e Papanicolau: exames específicos para homens e mulheres, respectivamente, como prevenção de câncer de próstata e do colo do útero.

 

Estes são alguns dos exames de rotina mais pedidos pelos médicos. Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue (65) 3641-2333, para fazer sua pergunta!