Exames importantes para a saúde da mulher

Exames importantes para a saúde da mulher

Outubro é conhecido por todos como o mês em que se reforçam os cuidados com a saúde da mulher, especialmente na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Assim, ele se tornou o Outubro Rosa, em referência a cor comumente associada ao público feminino.

Saiba agora quais exames é preciso realizar para acelerar o diagnóstico e tratamento dessas doenças.

 

A importância do diagnóstico precoce

 

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para combater os principais tipos de câncer nas mulheres, como o câncer de mama e o câncer ginecológico. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores são as chances de cura e de qualidade de vida da paciente.

Como medidas de prevenção, temos como sugestão:

· A manutenção de bons hábitos alimentares;

· Redução do sobrepeso;

· Realização de exercícios físicos;

· Um sono saudável;

· Evitar bebidas alcoólicas e o cigarro;

· Redução do estresse diário;

· Autoexame das mamas.

É importante que a mulher faça o autoexame das mamas mensalmente. Quando feito da maneira correta, o autoexame possibilita a descoberta precoce de nódulos e outras imperfeições na pele que podem sugerir a presença do câncer de mama.

Apesar de não ser completamente eficaz para a identificação de nódulos, realizar o exame das mamas ainda é importante porque auxilia a mulher a conhecer o próprio corpo e notar alterações, se surgirem.

Outra medida de prevenção é a realização dos exames clínicos, dos quais falaremos mais a seguir.

 

Avaliação das mamas por um profissional de saúde

 

A avaliação das mamas por um especialista é importante para perceber possíveis anomalias na região. O profissional que realiza o exame é treinado para localizar alguma característica anormal das mamas. Por isso, é um exame muito importante. A recomendação é que essa avaliação aconteça anualmente.

 

Mamografia

 

A mamografia é um exame de imagem que identifica a presença de nódulos, mesmo que esses nódulos não sejam perceptíveis ao toque, o que geralmente acontece quando são muito pequenos.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos, por indicação médica. Mulheres com mais de 40 anos são público prioritário. Esse é um dos principais exames que devem ser realizados por mulheres para prevenir e combater o câncer de mama.

 

Papanicolau

 

O Papanicolau é um exame ginecológico fundamental para detectar precocemente o câncer de ovário e o câncer do colo do útero, duas doenças que afetam intensamente a saúde da mulher.

O exame deve ser realizado anualmente por toda mulher que tenha uma vida sexualmente ativa. Nos dias em que estiver menstruada, a mulher deve adiar o exame.

Mulheres que já possuam alguma doença no útero, como o HPV, devem fazer o Papanicolau a cada seis meses, com acompanhamento médico.

 

Ultrassom transvaginal

 

O ultrassom transvaginal é o exame mais indicado para detectar precocemente o câncer de ovário. Por meio desse exame é possível perceber a presença de alguma massa no local. Mesmo não sendo possível saber se essa massa é benigna ou maligna, esse é o primeiro passo para um tratamento eficiente.

 

Exame de sangue CA-125

 

O exame que complementa o ultrassom transvaginal e auxilia o diagnóstico é um exame de sangue que identifica níveis elevados da proteína CA-125 – daí vem o nome. A mulher que apresenta câncer de ovário costuma apresentar níveis altos de CA-125.

A saúde da mulher depende de vários fatores. Dentre eles podemos listar os hábitos saudáveis e a realização de exames frequentemente e não apenas no chamado Outubro Rosa. Mesmo que não haja sintomas, o acompanhamento médico é primordial.

Se você precisa realizar algum exame, nós podemos ajudar. Entre em contato pelo número (65) 3641-2333 e conheça os nossos serviços.

Fonte: Equipe de Comunicação