Hemograma: entenda o que é e como funciona esse exame

Hemograma: entenda o que é e como funciona esse exame

Trata-se de um exame de sangue que tem como objetivo, avaliar os três principais grupos de células do sangue. Nesse caso, ele identifica a qualidade e quantidade dos leucócitos, glóbulos vermelhos e as plaquetas.

É importante saber que cada um desses grupos é responsável por uma parte importante da nossa saúde:

Leucócitos – são nossos glóbulos brancos e trabalham diretamente em nosso sistema imune.

Glóbulos vermelhos – transportam os nutrientes e o oxigênio para o nosso corpo.

Plaquetas – modulam a coagulação do nosso sangue.

 

Para que serve o hemograma?

 

De forma geral, quando um determinado indivíduo possui alguns sintomas, o hemograma serve para identificar quais sãos as doenças que estão causando tais problemas ao organismo.

Ao sentir febre, fadiga ou fraqueza, o médico pode emitir uma guia para que esse exame seja realizado. Muitas doenças podem ser detectadas por ele, que é considerado um procedimento muito simples.

Leucemia, infecções bacterianas, anemias, alergias e inúmeros outros problemas podem ser descobertos após a realização de um hemograma.

Além disso, ele é utilizado para avaliar de uma determinada pessoa está apta para realizar uma cirurgia, seja para estética ou para saúde. Para diversos outros tipos de tratamentos médicos, um exame de sangue pode ser indicado previamente.

 

Procedimento: passo a passo

 

É amarrado, ao braço do paciente, um elástico que tem como intuito, deixar a veia mais evidente e assim facilitar a inserção da agulha.

A pele deve ser esterilizada com álcool de forma líquida e o sangue colhido. É preciso lembrar que a quantidade de sangue vai depender do tipo de exame a ser realizado.

O material colhido é enviado ao laboratório e passa por uma avaliação que vai verificar o tamanho, qualidade e formato das células.

É importante frisar que o exame precisa ser realizado em local apropriado, ou seja, em um hospital ou laboratório. Além disso, o sangue deve ser colhido por um profissional da saúde, devidamente habilitado para tal.

 

Quando realizar o exame?

 

Nem sempre o exame de sangue é solicitado após a presença de sintomas. Ele pode ser pedido apenas como um exame de rotina.

Mesmo assim, é necessário que o paciente procure um médico quando tiver os seguintes sintomas: cansaço, sangramento intenso na pele, nariz ou gengivas, fraqueza, infecções, inflamações, manchas roxas em grandes quantidades, entre outros.

O hemograma pode ser utilizado para identificar também se um determinado tratamento está surtindo efeito e para avaliar a quantidade de sangue perdido por alguém que tenha passado por uma hemorragia.

Gestantes

Não existe nada que impeça uma gestante de realizar um exame sangue, na verdade, ele até é indicado para esses casos. Durante o pré-natal, o obstetra pode solicitar o hemograma para saber se está tudo correndo bem com a mulher durante a gravidez.

 

Preparação

 

 

Por ser um exame de baixa complexidade, não existe nenhum preparo específico para isso. As únicas indicações são para que se evitem bebidas alcoólicas por pelo menos 48 horas antes do procedimento. Além disso, é preciso fazer um jejum que vai depender do tipo do exame.

Gostou desse artigo? Acesse o nosso site e entre em contato conosco.

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade