Medidas para realizar seus exames laboratoriais com segurança

Medidas para realizar seus exames laboratoriais com segurança

Fazer exames em laboratórios gera uma certa preocupação, principalmente em relação à higiene. Já aconteceu de alguns não seguirem todas as exigências de higiene e atendimento em relação ao local e aos pacientes. Como, por exemplo, com materiais que não são descartáveis ou esterilizados.

Um trabalho tão sério é realizado diariamente em laboratórios, sendo crucial limpá-los e higienizá-los regularmente. Isso não apenas prepara essas áreas para o dia seguinte ou uma sessão de procedimentos e experimentos, mas também evita que resíduos de trabalhos anteriores alterem os resultados de seus esforços.

Pensando nisso, separamos algumas medidas para realizar seus exames laboratoriais com toda a segurança possível, mantendo a higiene e a preocupação com os pacientes e funcionários. Confira abaixo:

 

Álcool

 

O álcool é um material indispensável em qualquer área hospitalar para exterminar germes e manter todo o ambiente limpo. Com isso, é de extrema importância a sua utilização antes e depois que um exame for realizado. Para limpar as cadeiras, macas, materiais etc., ele sempre deve ser utilizado

 

Máscara

 

A utilização das máscaras por parte dos enfermeiros e médicos é uma obrigação para a saúde dos pacientes e deles mesmos. Entretanto, durante uma pandemia como a do coronavírus, todos os presentes devem utilizar a máscara, incluindo os pacientes, para evitar contaminar os outros que estão saudáveis ou até mesmo se contaminar.

 

Verifique se os materiais descartáveis

 

Os materiais precisam ser descartáveis e ainda sim esterilizados. Um material que já tenha sido utilizado em outro paciente pode gerar a transmissão de sua possível doença para outros e prejudicar a saúde dos que estão fazendo os exames agora. Sem contar que vai haver uma grande confusão durante a coleta de dados e pode até acontecer um diagnóstico errado.

Às vezes, o laboratório pode incluir materiais perigosos. Ao usar o método adequado de remoção e descarte desses materiais ou resíduos, você garante a segurança do laboratório.

 

Higienização de cadeiras e macas

 

Como dito antes, o álcool é muito importante para o hospital, e higienizar macas e cadeiras – por onde passam vários pacientes por dia, com inúmeros diagnósticos – é indispensável, principalmente para evitar a transmissão de doenças e a contaminação dessas pessoas.

 

Utilizar os materiais adequados

 

Um material utilizado de maneira errada prejudica a saúde do paciente, pode detectar falsos sintomas e, assim, gerar um falso diagnóstico. Imagina ser detectado com HIV, mas na verdade não ter a doença? O trauma desse tipo de “resposta” e também o susto são enormes e vão perseguir o paciente por um bom tempo.

Além disso, um falso diagnóstico pode fazer com que o laboratório seja processado, assim como a falta de higiene dele citada ao longo deste texto. Então, é preciso todo cuidado do mundo para manter o local limpo, para garantir a segurança tanto dos pacientes quanto de quem trabalha lá.

 

Procure saber se o laboratório cumpre as leis de saúde e segurança necessárias

 

Métodos completos de limpeza e saneamento permitem que seu laboratório cumpra todas as leis de saúde e segurança que regem sua situação específica. Isso é vital para a operação contínua do laboratório, pois as infrações a essas leis podem levar a um desligamento temporário.

 

Precisa fazer os exames?

 

Quer realizar seus exames com toda cautela e segurança possível? Não deixe de entrar em contato conosco! Fazemos os procedimentos da maneira indicada e, mais do que isso, podemos sanar suas dúvidas no momento durante o processo, garantindo que seja adequado para o seu bem-estar e saúde. Informe-se pelo WhatsApp ou ligue.

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade