Novembro azul – Confira os exames importantes para homens

Novembro azul – Confira os exames importantes para homens

O novembro azul é um período do ano mundialmente conhecido por incentivar a preservação à manutenção da saúde dos homens. Assim, como o setembro amarelo que visa ações para prevenir o suicídio e o outubro rosa que tem como objetivo a conservação da saúde da mulher, o novembro azul traz uma série de questões importantes.

Essas questões englobam em grande parte, exames gerais e específicos para que os homens também se motivem a cuidar mais da saúde, especialmente no que se refere ao câncer de próstata.

 

Principais exames gerais

 

Além dos exames relacionados ao câncer de próstata, que foi o que motivou a criação da campanha do novembro azul, existem exames de rotina que tanto mulheres, quanto homens devem fazer sempre. São eles:

 

Exame de sangue

 

O exame de sangue tem um papel fundamental na hora de averiguar a saúde. Muito realizado nas épocas de novembro azul, ele é ótimo para rastrear o câncer de próstata em homens assintomáticos. Geralmente, é um dos primeiros exames a serem realizados.

Para que se tenham melhores resultados, o exame de sangue é realizado com o paciente ainda em jejum. A quantidade de jejum pode variar conforme o último horário em que o paciente comeu. O jejum mínimo é de 8 horas.

 

Exame de urina

 

O exame de urina é um dos testes laborais mais comuns realizados durante o novembro azul. Coletado de maneira rápida e pelo próprio paciente, visa observar as células, bactérias e possíveis cristais que possam estar presentes.

 

Ultrassonografia geral

 

Muito comum no sexo feminino, a ultrassonografia é conhecida popularmente como o ultrassom. Esse exame tem o objetivo de observar em tempo real os órgãos do paciente. Além dos órgãos, o tecido do corpo também pode ser observado.

 

Exames específicos mais importantes

 

Para detectar doenças graves, como o câncer de próstata, existem exames de maior especificidade para obter um diagnóstico mais assertivo. São eles:

 

Exame PSA

 

O exame PSA determina a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico (ou PSA), produzida pela próstata. Quando se encontra em níveis muito altos, pode significar câncer ou alguma outra doença, não necessariamente maligna, mas que precisa de tratamento.

 

Exame PSA2

 

O PSA2 visa diferenciar a Hiperplasia Benigna da Próstata do câncer de próstata de fato. Quando os níveis indicam menos de 25%, possivelmente trata-se de hipertrofia benigna.

 

Exame P2PSA

 

Esse exame faz parte do grupo dos exames do PSA. Ele se mostrou muito promissor, já que estudos mostraram que as elevações de P2PSA estão correlacionadas ao tumor.

 

PHI

 

Conhecido também como Índice de Saúde da Próstata, o PHI é utilizado para calcular o PSA total, o PSA livre e também P2PSA. Segundo estudos clínicos, esse exame possui uma sensibilidade de 90% no diagnóstico do câncer de próstata.

 

Prolaris

 

Por fim, o teste Prolaris é um teste genético recente e desenvolvido para prever, além do câncer, a sua agressividade e demais condições clínicas variáveis. Ele oferece também avaliação de risco personalizada, como chances de mortalidade da doença e risco de desenvolver metástase.

 

Considerações finais

 

Com tamanha tecnologia disponível atualmente, torna-se indispensável cuidar da saúde de maneira correta. Por isso, é importante aproveitar o período e realizar exames para garantir que a saúde esteja em dia.

Gostou do assunto e deseja saber mais sobre estes exames? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (65) 99244-7217ou ligue (65)3641-2333.

Fonte: Equipe de Comunicação