Novembro azul – Entenda a importância do exame de PSA

Novembro azul – Entenda a importância do exame de PSA

Novembro Azul é uma campanha mundial que tem como objetivo a conscientização da população masculina quanto à realização de exames periódicos para possível identificação do câncer de próstata e outras doenças.

Ela tem como base os dados que comprovam que é baixo o número de homens que buscam por ajuda médica quando passam por algum problema de saúde e, especialmente, que ainda é muito grande o preconceito com a realização de alguns exames.

 

O que é o exame PSA?

 

A sigla PSA vem de Prostate-Specific Antigens, ou, Antígenos específicos da Próstata, em sua tradução livre. Esses antígenos são moléculas produzidas pela próstata.

Quando um homem apresenta um quadro de câncer de próstata, a produção desses antígenos é alterada. Por isso, o exame PSA mede a concentração dessas partículas na corrente sanguínea, conseguindo identificar essa e outras doenças.

Geralmente, o PSA é solicitado pelo médico logo no início das investigações de um possível problema, seja o câncer de próstata ou hiperplasia prostática benigna e prostatite, por exemplo. Exames como o de toque retal são complementares para o diagnóstico.

 

Como é realizado o teste PSA?

 

O teste é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue do paciente, que posteriormente é enviada para a análise de um laboratório.

De modo geral, os médicos solicitam a medição de PSA total, mas existe a possibilidade de solicitar a medição de PSA livre, que seria a quantidade que não está ligada a proteínas. Isso para casos onde os resultados apresentem alguma alteração.

Um PSA normal está em até 2,5ng/ml. Caso varie entre 2 e 10ng/ml, o médico pode vir a solicitar a realização do exame fracionado, de forma a fazer uma verificação mais profunda do caso.

É importante ressaltar que, embora esses sejam os números médios, a avaliação do resultado é sempre individualizada. Considerando, principalmente, que a taxa de PSA do organismo pode sofrer alterações naturais, de acordo com a idade.

 

Por que é tão importante a realização desse exame?

 

• Em comparação com as mulheres, o número de homens que realizam consultas preventivas é pelo menos 30% menor. Sem a realização de exames de prevenção, a maioria dos pacientes acaba buscando por auxílio médico quando a doença já está em estágio avançado;

• O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para aumentar as chances de cura;

• O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens. A OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou, apenas no ano de 2018, mais de 1,28 milhão de casos no mundo;

• O exame é prático de se fazer e consegue identificar sinais de problemas graves;

• Para quem tem histórico de câncer de próstata na família, é de extrema importância realizá-lo periodicamente;

• Pode parecer simples, mas os testes de PSA podem salvar vidas. Portanto, não deixe de fazer.

 

Quer saber mais sobre esse e outros exames?

Caso deseje realizar o exame, entre em contato conosco para fazer o seu agendamento. Trabalhamos, inclusive, com a coleta domiciliar do material a ser analisado.

Fonte: Equipe de Comunicação