O ferro na saúde das crianças

O ferro na saúde das crianças

A alimentação é crucial para manter a saúde e estar livre de problemas causados pela deficiência de nutrientes. No caso dos pequenos, é importante lembrar que o ferro na saúde das crianças pode ajudar a evitar quadros de anemia. Dessa forma, é interessante que desde a introdução alimentar os bebês recebam alimentos ricos em ferro. Tal ação dos pais pode evitar diversos problemas. Acompanhe!

 

A ingestão de ferro na saúde das crianças

 

 

Os desafios da alimentação de crianças

 

Quando os bebês começam a ingerir alimentos mais sólidos eles estão descobrindo os alimentos. O seu paladar ainda está em construção, por isso é tão importante oferecer diferentes alimentos.

O grande problema acontece quando a alimentação não supre as demandas nutricionais da criança. Para que você tenha uma dimensão, bebês de até 12 meses precisam de quatro vezes mais ingestão de ferro do que os adultos.

Por conta disso, a falta desse nutriente tão importante pode trazer consequência como as citadas, além de doenças como a anemia. A anemia pode vir em cinco versões:

• Anemia Ferropriva;

• Anemia Megaloblástica;

• Anemia Perniciosa;

• Anemia Hemolítica;

• Anemia Falciforme.

 

Onde encontrar ferro nos alimentos?

 

O ferro é responsável pela formação das células vermelhas do nosso sangue, as hemácias fazem o transporte de oxigênio pelo corpo. A deficiência de ferro pode causar impactos no sistema imunológico e até problemas cognitivos, que afetam a aprendizagem das crianças.

Para suprir a quantidade que as crianças precisam, é importante que estejam incluídos na alimentação:

• Feijão;

• Carnes vermelhas;

• Gema de ovo;

• Verduras e folhas com a cor verde escura (brócolis, couve, espinafre, etc.).

 

Como evitar a anemia?

 

Sem dúvidas, é importante estipular uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, não apenas o ferro, como também todos os que fornecem combustível para o organismo. Além disso, é importante estar atento aos sinais que a criança dá.

De início, a deficiência de ferro não apresenta sinais tão perceptíveis, mas quando a anemia chega, a criança fica pálida, cansada e com sono excessivo. É um contraste se pensarmos no comportamento ativo das crianças, então, acaba por ser mais fácil de notar.

 

O que fazer em caso de anemia?

 

Caso você perceba esses sinais em seu filho, é muito importante que ele seja levado para um médico. Apenas em consultório a criança receberá o diagnóstico e pode iniciar um tratamento.

A deficiência de ferro pode ser tranquilamente reposta com medicamentos. Além disso, novos hábitos de alimentação devem ser implementados para que a criança retorne ao seu estado de saúde e os pais evitem que aconteça novamente.

Agora fica mais fácil entender a importância do ferro na saúde das crianças e como isso pode evitar a anemia. Infelizmente, é comum que esse tipo de problema ocorra pela dificuldade de inserir alguns tipos de alimentos na rotina das crianças.

Mas uma boa alternativa é ter soluções criativas para que elas comam com maior qualidade. Pode ser inserindo sopas com verduras e hortaliças, sucos entre outras misturas. O resultado é uma criança com saúde e energia para aprender e brincar.

Precisa de exames? Entre em contato conosco pelo WhatsApp e saiba mais!

Fonte: Equipe de Comunicação