Saúde das crianças: A importância dos exames de rotina

Saúde das crianças: A importância dos exames de rotina

Quando ficamos mais velhos, nos acostumamos a fazer consultas periódicas com médicos, para realização do famoso check-up. Porém, é importante saber que não são apenas os adultos que precisam e devem realizar este tipo de atendimento. Para as crianças, também é fundamental realizar exames de rotina.

 

Por que é importante realizar os exames de rotina em crianças?

 

Muitas mães e pais devem imaginar que os filhos, por serem bastante novos e, de forma geral, terem um corpo mais capaz de se manter em pleno funcionamento, não precisam realizar exames com frequência. Mas isso não é verdade. As crianças precisam, sim, das avaliações rotineiras.

Primeiro, porque em qualquer idade é possível ter algum tipo de problema. As crianças, por não conhecerem tão bem o próprio corpo, muitas vezes podem não perceber sinais de alguma alteração. Por isso, é fundamental o auxílio dos exames para a descoberta de eventuais anomalias.

Além disso, com os exames de rotina, é possível identificar dificuldades do organismo. Na fase de crescimento, é essencial que todos os indicadores estejam em bom nível, para que a criança cresça saudável. Se há deficiência de algum elemento, como ferro, cálcio ou qualquer outro, o crescimento pode ser prejudicado, com má formação dos ossos, por exemplo. Para descobrir esses problemas, os exames são indispensáveis.

Para completar, problemas como excesso de açúcar no sangue, níveis altos de colesterol e outros, podem aparecer também em crianças, principalmente se a alimentação não for bem controlada. Por isso, é importante a realização dos exames para que eventuais diagnósticos sejam feitos de maneira mais rápida, permitindo um controle mais eficaz da situação, seja por meio de remédios ou de orientações para melhoria na alimentação, por exemplo.

Problemas como a obesidade infantil também podem ser controlados e trabalhados a partir de avaliações periódicas, que analisem diversos indicadores do organismo e permitam um diagnóstico mais completo. Nem sempre o caso é apenas relacionado ao que se come. Alterações do metabolismo também causam problemas. Logo, os exames de rotina são essenciais para descoberta destes casos.

Por fim, ainda é fundamental destacar que a importância dos exames para a saúde das crianças é ainda maior em famílias que possuem pré-disposições, como casos anteriores de diabetes, pressão alta, problemas cardíacos etc.

Cuidar desde os primeiros anos de vida, com um acompanhamento profissional de qualidade, pode garantir uma vida mais saudável para estas crianças. As questões genéticas são inevitáveis, mas podem ser muito melhor controladas a partir de análises periódicas, que precisam ser feitas por meio dos exames de rotina. São doenças sérias e que podem causar muitos danos. Portanto, não há tempo a perder.

Estes são alguns dos motivos pelos quais é essencial que os mais novos também sejam estimulados a cuidar da saúde, realizando exames de rotina. Por mais que, de maneira geral, os riscos sejam menores pelo fato de o corpo ser mais jovem, o fato é que desequilíbrios podem aparecer, e só os exames e médicos preparados apontarão estes problemas.

E se você precisa de um laboratório confiável para realizar seus exames clínicos ou de seus filhos, entre em contato conosco. Temos atendimento humanizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício. Não perca tempo e fale com a gente por telefone, ou pelo WhatsApp. Estamos prontos para ajudar você e sua família a terem uma vida mais saudável.

Fonte: Equipe de Comunicação