Teste do pezinho: por que é indispensável para a saúde do seu bebê?

Teste do pezinho: por que é indispensável para a saúde do seu bebê?

O teste do pezinho é uma maneira internacional de diagnosticar algumas doenças precocemente, sendo recomendado que os pais levem a criança recém-nascida para fazer essa testagem entre o terceiro e quinto dia de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira pesquisa, a partir dessa metodologia, surgiu nos Estados Unidos, em 1961, e três anos depois, mais de 400 mil crianças haviam sido testadas. Com o passar das décadas, esse procedimento foi sendo testado e melhorado, evoluindo, assim, para uma pesquisa mais simples e também exata. Além, é claro, de aumentar também o número de doenças detectadas por meio dessa testagem.

Confira abaixo alguns motivos pelo qual o teste do pezinho é tão importante para a saúde do bebê e o porquê ele precisa ser feito tão rápido. Entenda:

 

Por que no pé?

 

O pé foi escolhido por ser uma região muito irrigada, logo, isso facilitaria o acesso ao sangue e a coleta dele para a realização do exame. E esse nome se dá justamente porque é feita uma punção no calcanhar dos pequenos.

Ainda assim, apesar disso tudo, o exame não traz risco nenhum a saúde ou a vida do bebê. Muito pelo contrário, esta é a melhor forma de precavê-los de qualquer patologia futura.

 

Diagnóstico precoce e detecção de doenças importantes

 

O teste do pezinho é capaz de diagnosticar precocemente doenças que provocam algumas deficiências mentais e que podem deixar sequelas permanentes à saúde da criança. E esse diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e em uma possível cura. Afinal, quanto mais cedo detectarem, mais chance de cura o bebê tem e mais rápido começará o procedimento para o tratamento dessa enfermidade.

Vale lembrar, inclusive, que a análise do sangue recolhido pode identificar também outras patologias que vão além das mentais, como a anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia congênita da supra-renal, fenilcetonúria, hipotireoidismo, entre muitas outras.

 

Detecção de doenças assintomáticas

 

A maioria dos problemas que podem ser detectados através do teste do pezinho é assintomático, ou seja, não é fácil de perceber, uma vez que não apresenta sintomas. Em outros casos, essas enfermidades só serão notadas quando a criança já estiver um pouco maior. Com isso, pode ser tarde demais para fazer qualquer tipo de tratamento.

Por esse motivo, a triagem neonatal é tão importante e deve ser realizado no menor tempo possível.

 

Vantagens de fazer o teste conosco

 

INAC entende que o teste do pezinho é de extrema importância para a vida e a saúde da criança recém-nascida, já que ele pode dar o diagnóstico precoce de inúmeras doenças, ajudando assim, com o tratamento delas.

Por essa razão, uma das maiores vantagens de fazer os testes conosco é nosso preço popular e, claro, o fato de que oferecemos também inovação e tecnologia. Além do atendimento humanizado e o cumprimento do prazo de entrega dos resultados.

Não deixe de entrar em contato conosco pelo telefone ou através do nosso WhatsApp para tirar suas dúvidas e também para saber como o agendamento pode ser feito. Estamos te esperando para cuidar da saúde do seu filho (a).

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade