Vitaminas: entenda sua importância e para que servem.

Vitaminas: entenda sua importância e para que servem.

Vitaminas são elementos orgânicos essenciais ao nosso corpo. Elas são encontradas em alimentos vegetais e de origem animal e até pela exposição à luz solar, (como é o caso da D3). Nem todas as vitaminas são produzidas pelo nosso organismo, mas são necessárias para o funcionamento dele. Combinadas com algumas enzimas do nosso organismo, as vitaminas atuam controlando atividades de células e diversas funções do corpo. Quando não há a ingestão necessária por meio da alimentação, é importante, sempre acompanhado de um médico, fazer a suplementação dessas substâncias. Cada pessoa precisa de uma dose e isso depende de diversos fatores.

As vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) possuem a capacidade de serem conservadas por um período de tempo pelo fígado, já as hidrossolúveis (H, C e do complexo B) devem ser consumidas em alimentos crus, pois, quando cozidas, perdem os nutrientes e, portanto, não são armazenadas no nosso organismo. Consequentemente, cada vitamina tem a sua atuação, tanto para manter o corpo saudável quanto prevenir doenças mais graves.

A vitamina A é conhecida por sua ação antioxidante. Ela previne a catarata, aparecimento de tumores, doenças de pele. É facilmente encontrada em vegetais alaranjados, ricos em carotenoides. A vitamina C protege as células do nosso corpo e auxilia na cicatrização e produção de colágeno. A sua ingestão ajuda na absorção de ferro advindo de vegetais (couve, brócolis e brotos). A vitamina E é dissolvida em gorduras, é anti-inflamatória e previne o Alzheimer e outras doenças. Já a vitamina K ativa proteínas que coagulam o sangue e ajuda a fixar o cálcio no organismo, além de contribuir para a saúde cardiovascular e dos ossos.

 

COMPLEXO B

 

O complexo B é formado por oito vitaminas: B1 (tiamina) atua no metabolismo e junto ao cérebro humano impedindo a morte de células nervosas, preserva a saúde do fígado. A vitamina B2 ou riboflavina também é essencial para o metabolismo e estimula a produção de sangue, ajuda também a manter olhos, bocas e pele saudáveis. Niacina, a B3, controla diabetes e diminui enxaqueca. Já o ácido pantotênico (B5) equilibra os níveis de colesterol e a pressão arterial. A piridoxina ou B6 controla a TPM e artrite reumatoide. A vitamina B7, biotina ganhou popularidade recentemente por manter a saúde do cabelo, peles e unhas. O ácido fólico também é bastante conhecido principalmente por ser fundamental para o desenvolvimento do feto na gestação. A vitamina B12 é essencial para a formação das hemácias, para o sistema nervoso e prevenção da anemia megaloblástica.

 

COVID 19

 

Como já foi dito, alimentação saudável e boa ingestão de vitaminas são dois fatores que contribuem para que o organismo construa uma boa imunidade às doenças de rápida e fácil transmissão causada por agentes como o vírus da gripe e bactérias da tuberculose e até o novo Coronavírus, por exemplo. Nesse sentido, o papel das vitaminas A, C, D e E é de extrema importância para inibir o desempenho de doenças que afetam o sistema imunológico e, assim, sofrer menos danos. Tudo ainda é muito novo no que diz respeito à Covid 19, mas a importância dessas vitaminas deve ser sempre ressaltada.

Fonte: Equipe de Comunicação

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade