RT- PCR

Procedimento: Neste procedimento, utiliza-se parte do código genético para identificar a presença do vírus com 99% de confiabilidade, de acordo com o mais alto critério de qualidade.

O exame de RT-PCR para COVID-19 pode ser realizado em todas as unidades do Laboratório INAC, sem necessidade de agendamento prévio. Oferecemos o exame ainda em nosso sistema de atendimento via Drive-Thru na unidade Matriz (Jd. Cuiabá), dispondo comodidade, segurança e conforto ao paciente, visto que a coleta é realizada no interior do veículo.

Para a coleta via Drive-Thru (em veículos automotores com os vidros fechados), sugerimos a critério de segurança e biossegurança aplicada durante o atendimento a limitação de até 4 pessoas por veículo de 4 portas. Para carros de 2 portas, a limitação é de até 2 pessoas. É indicado também que as pessoas sejam do mesmo grupo familiar.

A coleta é realizada por profissionais capacitados, com a utilização de swab que colhe secreção das narinas e garganta. O procedimento obedece à conduta de manuseio e transporte estabelecida por protocolos do Ministério da Saúde. Os uniformes e materiais utilizados são especiais e descartáveis primando pelo atendimento com total segurança ao paciente.

O Teste RT- PCR para COVID-19 é considerado pelo Ministério da Saúde como sendo o “padrão ouro” para detecção em tempo real da carga viral, logo para o processamento da amostra biológica, esta passa por diversas etapas, tais como a extração e amplificação do material genético para a análise, entre outros. Tais fases de processamento da análise implicam diretamente no prazo de liberação do resultado se comparado ao Teste Molecular PCR Express.

Se coletado até as 12 horas. o resultado do exame PCR para COVID-19 poderá ser liberado no mesmo dia da coleta, as 18 horas.

É imprescindível a apresentação de pedido médico em casos de realização do exame por convênio.

Disponibilizamos o laudo em inglês, se necessário, devendo ser solicitado pelo paciente no ato da coleta do exame.

Indicação: O Teste RT- PCR para COVID-19 é indicado para:

- Indivíduos com febre e/ou sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar);

- Pessoas com histórico de viagem para áreas com transmissão local, ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado, nos 14 dias que antecedem o início dos sintomas.

RT-PCR Express

Procedimento: O Teste Molecular PCR Express para COVID-19 utiliza a metodologia PCR em Tempo Real. Neste procedimento, utiliza-se parte do código genético para identificar a presença do vírus com 96% de confiabilidade, de acordo com o mais alto critério de qualidade.

O teste pode ser realizado em todas as unidades do Laboratório INAC.

A coleta é realizada por profissionais capacitados, com a utilização de swab que colhe secreção das narinas e garganta. O procedimento obedece à conduta de manuseio estabelecida por protocolo do Ministério da Saúde. Os uniformes e materiais utilizados são especiais e descartáveis, para atendimento com total segurança, primando pelo atendimento com total segurança ao paciente.

O teste rápido molecular RT-PCR EXPRESS para COVID-19 é realizado somente na modalidade particular e seu resultado é em três horas a contar do momento da coleta.

Disponibilizamos o laudo em inglês, se necessário, devendo ser solicitado pelo paciente no ato da coleta do exame.

O Teste Molecular RT-PCR EXPRESS conta com maior grau de automatização, sendo realizado em apenas uma etapa. Desta forma, a liberação do seu resultado é mais rápida e acontece no mesmo dia da realização da coleta, respeitando criteriosamente o prazo 03 (três) horas para a liberação do laudo. Este exame é realizado apenas na modalidade particular.

Indicação: O Teste Molecular (RT-PCR) Express para COVID-19 é indicado para: - Indivíduos com febre e/ou sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar);

- Pessoas com histórico de viagem para áreas com transmissão local, ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado, nos 14 dias que antecedem o início dos sintomas.

- Casos que necessitam de urgência na liberação do resultado.

Antígeno

Procedimento: O Teste Rápido COVID-19 Antígeno deve ser realizado até o 7º dia do início dos sintomas da COVID-19, preferencialmente até o 5º dia, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente por um médico.

Teste realizado por meio de um ensaio imunocromatográfico, para detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2 em amostras de swab da nasofaringe.

É importante ressaltar que o Teste Rápido COVID-19 Antígeno possui menor sensibilidade do que os testes que detectam ácido nucleico pela técnica do PCR, sendo o RT-PCR considerado o padrão-ouro para diagnóstico de SAR-CoV2.

O teste pode ser realizado em todas as unidades do Laboratório Inac ou via Drive-Thru, na unidade Matriz (Jd. Cuiabá).

O procedimento é realizado por profissionais capacitados, obedecendo à conduta de manuseio estabelecida por protocolos do Ministério da Saúde. Os uniformes e materiais utilizados são especiais e descartáveis, para atendimento com total segurança.

O resultado do Teste Rápido COVID-19 Antígeno é liberado em até 3 (três) horas após a coleta.

O Teste Rápido COVID-19 Antígeno é realizado por convênio, verifique o credenciamento junto à sua operadora de saúde e procure uma de nossas unidades, e na modalidade particular.

Indicação: O Teste Rápido COVID-19 Antígeno é indicado para:

- Pacientes com até 7 dias após o início dos sintomas, preferencialmente até o 5º dia.

- Esse teste pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico do COVID-19 em pacientes sintomáticos na fase aguda da doença.

Anticorpos totais

Procedimento: O Teste de Sorologia para COVID-19 - Anticorpos Totais é indicado para pacientes com suspeita de COVID-19 a partir do 8o dia de sintomas.

Este teste realiza a detecção de anticorpos das classes IGG e IGM, sendo estes produzidos pelo organismo após o contato/infecção pelo vírus. Este exame deve ser interpretado pelo Médico assistente, pois este irá avaliar o possível grau de “imunidade” gerada pelo organismo do paciente frente ao vírus. Ressaltando que será possível avaliar ainda, se a “imunidade” é a inata (do próprio organismo) ou a adquirida (por meio da vacina).

O teste pode ser realizado em todas as unidades do Laboratório Inac ou via Drive-Thru, na unidade Matriz (Jd. Cuiabá).

Para a coleta via Drive-Thru (em veículos automotores com os vidros fechados), sugerimos a critério de segurança e biossegurança aplicada durante o atendimento a limitação de até 4 pessoas por veículo de 4 portas. Para carros de 2 portas, a limitação é de até 2 pessoas. É indicado também que as pessoas sejam do mesmo grupo familiar.

Seguindo as recomendações de segurança sanitária do Ministério da Saúde, solicitamos que o atendimento no modelo Drive-Thru para a coleta do exame para diagnóstico do novo coronavirus, aconteça exclusivamente em veículos automotores, com os vidros fechados.

O Teste de Sorologia para COVID-19 - Anticorpos Totais é realizado a partir de amostra de sangue (soro) e o procedimento é realizado por profissionais capacitados, obedecendo à conduta de manuseio e transporte estabelecida por protocolos do Ministério da Saúde. Os uniformes e materiais utilizados são especiais e descartáveis, para atendimento com total segurança.

O resultado do Teste de Sorologia para COVID-19 - Anticorpos Totais é liberado em até 3 (três) horas. O teste sorológico é destinado para a modalidade particular e convênios. Em caso de convênio, por favor verifique o credenciamento junto à sua operadora de saúde e procure uma de nossas unidades.

Indicação: O Teste Sorológico para COVID-19 – Anticorpos Totais é indicado para: - Avaliação de soro conversão em pacientes com COVID-19 confirmada ou suspeita. - Avaliação da resposta imune em indivíduos expostos ao SARS-CoV-2. - Estudos epidemiológicos.

Anticorpos IgG e IgM

Procedimento: O Teste Rápido para covid-19 Qualitativo da classe IGG e IGM, realizado por imunocromatografia, realiza a identificação qualitativa de anticorpos IGG e IGM para anti COVID-19 em amostra de sangue.

O exame pode ser utilizado para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente por um Médico.

Este exame não deve ser utilizado para avaliação de pacientes com sintomas respiratórios agudos. Nesses casos, indica-se a realização do TESTE COVID19 PCR (pela metodologia RT PCR) e/ou Painel para Vírus Respiratórios.

O teste rápido para Covid-19 pode ser realizado em todas as unidades do Laboratório INAC ou via Drive-Thru da unidade Matriz (Jd. Cuiabá).

O procedimento é realizado por profissionais capacitados, obedecendo à conduta de manuseio estabelecida por protocolos do Ministério da Saúde. Os uniformes e materiais utilizados são especiais e descartáveis, para atendimento com total segurança.

O resultado do Teste Rápido Sorológico Qualitativo IGG e IGM é liberado em até 3 (três) horas após a coleta e pode ser acessado pela internet nas plataformas digitais ou impresso nas Unidades de atendimento.

O Teste Rápido Sorológico Qualitativo IGG e IGM é realizado na modalidade particular e convênios. Em caso de convênio, por favor verifique o credenciamento junto à sua operadora de saúde e procure uma de nossas unidades.

Indicação: Pacientes sintomáticos na fase tardia (após 14 dias do início dos sintomas), com SARS-CoV-2 não detectado ou se RT-PCR indisponível.

Avaliação tardia de soro conversão em pacientes com COVID-19 confirmada ou suspeita. Avaliação da resposta imune em indivíduos expostos ao SARS-CoV-2.

Estudos epidemiológicos.

Neutralizante

Procedimento: O Teste de anticorpos neutralizantes SARS-COV2/COVID19, Anticorpos Totais é indicado para detecção específica de anticorpos de inibição viral gerados pelo organismo após infecção ou vacinação, ou seja, os anticorpos que potencialmente impediriam a ligação do vírus às células e consequentemente sua replicação dentro do corpo.

Todavia, a presença de anticorpos neutralizantes não deve ser interpretada como prova de “imunidade” protetora contra a COVID-19. Nenhuma decisão envolvendo medidas de proteção individual como uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social, suspensão de isolamento ou retorno ao trabalho deve ser tomada com base no resultado deste tipo de exame. Este ainda é um tema em estudo, assim como os níveis e tempo de permanência da proteção.

Assim como os demais testes sorológicos disponíveis, o Teste de anticorpos neutralizantes não é indicado para diagnosticar infecções ativas, uma vez que não detecta a presença do vírus no organismo, como o faz o teste RT-PCR para COVID-19.

Diferença entre os Testes Sorológicos:

O Teste de anticorpos neutralizantes detecta especificamente os anticorpos que potencialmente impedem a ligação do vírus às células, podendo evitar a entrada do micro organismo e, consequentemente, sua replicação dentro do corpo. Por isso, são chamados de anticorpos de inibição viral. Já os testes de sorologia convencionais para SARS-CoV-2/COVID-

19, detectam anticorpos do tipo IGG, GM ou ANTICORPOS TOTAIS, também marcando contato prévio com o vírus, porém não são específicos do tipo neutralizantes.

Ao continuar navegando pelo Portal, o Usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade